O que fazer em Veneza

MELHOR DE VENEZA

When I seek another word for ‘music’, I never find any other word than ‘Venice’.

Veneza

Veneza é única no mundo. Formada por mais de cem ilhotas separadas por canais e ligadas por pontes, Veneza é um cenário inesquecível, cheia de charme e carisma.

Para te ajudar na sua visita, preparamos algumas dicas do melhor a fazer na cidade.

Perca-se. E encontre-se, eventualmente

VENEZA

Não que você tenha muita escolha em relação a se perder. A cidade é um labirinto de pontes e becos. Então, aceite o inevitável, guarde o mapa e saia pela cidade apreciando a atmosfera única que ela tem a oferecer. Aventure-se e você não vai se arrepender.

Não dá pra passar a viagem inteira, no entanto, sem ter noção de nada. A solução, nesse caso, é baixar os mapas do Google Maps e disponibilizá-los off-line no seu celular. Assim, quando abrir o Maps, mesmo sem internet, você saberá exatamente onde está com o GPS.

Não confie em mapas de papel, a maioria deles não é precisa o bastante. Cada beco e cada ponte tem um nome, e eles não estão todos escritos nos mapas. A cena mais comum em Veneza é a de turistas completamente perdidos com mapas abertos tentando identificar o nome da rua onde estão e sua localização no mapa. Essa tarefa é quase impossível muitas vezes. Por isso, confie na tecnologia, você será mais bem sucedido.

Piazza San Marco

VENEZA - PIAZZA SAN MARCO

Talvez o principal ponto turístico de Veneza. Onde estiver em Veneza há sinais indicando pra que lado está San Marco (não que seja necessariamente boa ideia seguir essas plaquinhas, melhor ficar com o Maps). O problema da San Marco são as hordas de turistas. Se quiser evitar as multidões, chegue lá bem cedo, antes das nove, ou vá à noite.

Campanile de San Marco

VENEZA CAMPANILLO

A Campanile de San Marco oferece as melhores vistas da cidade. Um mar de telhados terracota entremeados por canais. O contraste dessa vista como horizonte azul é imperdível.

Ponte Rialto

VENEZA RIALTO

Vale a mesma dica dos horários, com a diferença que, pelo espaço reduzido, a Ponte condensa ainda mais gente, tornando a travessia demorada, inclusive. Programe-se e chegue antes (ou depois) da multidão.

Ponte dei Sospiri

VENEZA PONTE DOS SUSPIROS

A ponte é branca e fechada, com janelinhas. A história do nome é muito legal. Foi dado por Lord Byron. A ponte une a sala de interrogação no Palácio do Doge e a Prisão Nova. Por isso, o escritor sugeriu que os prisioneiros, ao passar pela ponte a caminho de suas celas, suspiravam ao ver pela última vez a linda Veneza através das janelas. Isso não aconteceu, na realidade. Não deixa de ser uma história legal, no entanto.

Passeie pelos canais usando o Transporte Público

VENEZA TRANSPORTE

Um passeio de gôndola é algo que só se pode fazer em Veneza. Mas isso não necessariamente é motivo para fazê-lo. Eu sei que é polêmico e muita gente acha que é algo indispensável. Na minha opinião, no entanto, vê-las é o suficiente. Tire fotos e gaste seu dinheiro com algo mais legal. Taxis também são desnecessários e caros, a menos que seja um grupo de pessoas.

A solução, então, é conhecer os canais de Veneza utilizando o Transporte Público. Pode parecer complicado à primeira vista, mas com um mínimo de organização fica muito simples entender. Veja aqui os detalhes sobre transporte em Veneza.

Coma. Muito. E bem

VENEZA RISTORANTE

Locais muito turísticos, como Veneza, geralmente vêm associados a comida ruim e cara. É possível, no entanto, encontrar bons restaurantes em Veneza. A gradação italiana para restaurantes é a seguinte:

Osteria: comida simples e vinho. Restaurantes pequenos e charmosos, com ambiente rústico.

Trattoria: Mais formal que a osteria, mas menos que o ristorante.

Ristorante: O mais formal, desde a decoração até os garçons. Os menus são amplos, e os pratos um pouco mais caros.

A primeira dica é: fuja de menus com fotos. Sem exceção. Fuja. Saia correndo.

Evite também aqueles restaurantes que têm um garçom na porta, tentando te convencer a entrar. E não caia na tentação de entrar em algum lugar só porque está cheio. Se, em alguns lugares, isso pode ser indicativo de que o lugar é bom, em Veneza isso não é verdade. A maioria dos turistas está na cidade por muito pouco tempo, e muitos não se atentam para o que acabei de apontar.

Excluídas as armadilhas das quais acabei de falar, fica mais fácil. Tente encontrar um restaurante discreto, local. Há muitos, não terá dificuldade. Veja o cardápio e, se agradar, entre. A comida provavelmente será boa, contanto que siga as duas primeiras dicas.

Gelatto

VENEZA GELATTO

Dispensa maiores comentários.

Visite Murano e Burano

VENEZA MURANO

A vantagem de ficar na cidade alguns dias na cidade é poder visitar as duas ilhas (mais precisamente pequenos arquipélagos, a exemplo de Veneza).

Para um guia mais completo sobre a visita, leia aqui.

Escrito por
More from Estilo de Viagem

Compras em Miami Beach

Miami Beach é um dos destinos mais queridos das brasileiras, especialmente para...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *