Lago di Como – Tudo o que precisa saber para visitar

Lago di Como é um desses lugares que parecem saídos de um conto de fadas: “Era uma vez um lago mágico, cercado de cidadezinhas encantadoras por todos os lados. Ao longe se avistava um castelo, imponente e luxuoso às margens do lago, e nele morava o príncipe, George Clooney…”

lake como

Clooney aumentou consideravelmente a fama de Como. Mas, ainda que você não esbarre com ele numa gelateria, uma viagem a esse local incrível será uma experiência verdadeiramente transformadora.

Como Chegar

O Lago di Como fica a uma hora de trem de Milão, apenas. O ideal é passar algumas noites, mas se você não tiver tempo, vale a pena fazer um bate-volta e explorar algumas das cidadezinhas.

A minha sugestão, para aproveitar ao máximo o dia, é fazer o trio Varenna – Bellagio – Mennagio.

lagodicomo3

Da estação Milano Centrale, compre seu bilhete para Varenna-Esino. É possível comprar com antecedência no site da Trenitalia ou na própria estação, nas maquininhas. Custa cerca de 13€ cada trecho. Os trens saem de hora em hora, a partir de 6h20 da manhã até as 10h20. Se perder o de 10h20, só 12h20. Saia o mais cedo possível (e vá ao banheiro antes, já explico).

Não se esqueça de validar o bilhete antes de entrar no trem.

O trem é regional. Você pode dar sorte de pegar um novinho, com ar condicionado, ou não. E, no caso de “ou não”, é um trem velho, pichado, sem banheiro, e com aromas não muito agradáveis. Por isso, não compensa comprar primeira classe, apesar da pequena diferença de preço. Você corre o risco de pegar um trem que sequer tenha a primeira classe. E aí, pra conseguir seu dinheiro de volta, é uma pequena dor de cabeça. E, no caso de pegar o trem novinho, a primeira classe é dispensável.

Você perceberá a mudança na paisagem quando estiver próximo. Os túneis tornam-se mais frequentes. Pela janela, montanhas começam a surgir e já é possível ver o Lago. Já dá para se ter uma ideia da beleza que espera no fim do trajeto.

lake-como-varenna

Agora, numa nota tragicômica, quando chegar em Varenna-Esino não entre na fila do banheiro da estação. Porque uma fila irá se formar. O banheiro é visível, assim que você desce da estação, à esquerda. Não entre. Sério. É basicamente um buraco no chão. Eu realmente não esperava por essa na Itália. Mas, serviu pra contar a história, não é mesmo? Mas, se precisar ir, entre no café dentro da estação. Peça um espresso ou um suco de laranja espremido na hora. E vá ao banheiro. Lindo, cheiroso… (se ao menos alguém tivesse me falado isso).

Outra dica: se não tiver comprado o trecho de volta ainda, compre assim que chegar. O guichê de vendas fecha às 17h, e, se não conseguir chegar em Varenna antes disso no fim do dia (e provavelmente não conseguirá), terá que comprar o bilhete no trem, com o condutor (ou o funcionário da Trenitalia). Isso significa que antes de embarcar tem que encontra-lo e dizer que precisa comprar o bilhete. Viajar sem bilhete é punido com multas pesadas.

Enfim… saindo da estação, há um caminho até o Lago, basta seguir a sinalização. Você vai se surpreender com a vista.

Você tem, então, duas opções: passear por Varenna e só então seguir para as outras cidadezinhas, ou deixar Varenna para o final.

lake-como-balsa

A maioria das pessoas chega e corre para a balsa. E é por isso que você deve explorar Varenna no início. Suba até a Igreja na praça central da cidade. Tome um gelatto, caminhe, tire fotos. Deixe-se perder pelos becos e encontrará as vistas mais incríveis. Também é possível alugar barcos no Lago. Se preferir, almoce à beira do Lago antes de seguir adiante. A maioria dos restaurantes para de servir almoço por volta das 14h.

Quando quiser continuar seu trajeto, vá ao guichê da balsa, não há como errar. Elas saem em média a cada meia hora, mas há horários definidos. O trajeto dura cerca de dez minutos apenas. E o percurso por si só garante as vistas mais espetaculares do Lago. Se não quiser utilizar a balsa, há serviços de táxis disponíveis.

LAKE COMO BELLAGIO

Para fazer sempre trajetos diretos, vá em seguida para Bellagio, a maior das três. Se quiser procurar algum souvenir, os guias recomendam as lojinhas dali. Você vai perceber que Bellagio é bem mais movimentada que Varenna. É onde se concentra a maioria dos turistas, e onde há maior disponibilidade de hotéis, caso deseje passar uma noite.

Depois de Bellagio, siga para Menaggio, a menor e mais tranquila das três. Fique atento para o horário da última balsa de volta.

E mais uma dica: não perca o pôr-do-sol em Varenna.

lake-como-por-do-sol

Escrito por
More from Estilo de Viagem

DECORAÇÃO ESTILO DE VIAGEM – POSTERS PARA IMPRIMIR

Quem não gosta de um poster super lindo pra enfeitar aquela parede...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *